domingo, 16 de junho de 2013

TELHADO VERDE E APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA




O telhado verde, ou seja, uso de vegetação na cobertura de casas, prédios comerciais ou residenciais, etc., tem como objetivo de melhorar o conforto termo acústico do imóvel e a relação entre a edificação e o meio ambiente.  Podem ser usadas para reduzir  a velocidade de escoamento e aumentar a absorção da água da chuva, elevar a resistência térmica e a capacitância da cobertura, diminuir o efeito de ilha térmica nas cidades e oferecer um espaço verde para a fauna e as pessoas em uma área que, do contrário, seria impermeável. Existem dois tipos básicos de coberturas verdes: as extensivas e as intensivas. 


(foto ilustrativa- cobertura verde de uma residência explicativa)


(foto ilustrativa- cobertura verde de uma residência com painéis solares)



Cobertura Verde Extensiva


Coberturas verdes extensivas são mais simples e resistentes. Utilizam- se de uma pequena camada de substrato, desta forma não suportando plantio mais adensado, transferindo menos carga para a estrutura, assim sendo os custos são menores do que o telhado verde intensivo.





Cobertura Verde Intensiva


As coberturas  verdes intensivas tem um custo mais elevado comparado com as extensivas. Requerem mais cuidados, como sistemas de irrigação, contudo suportam espécies de maior porte. Essas coberturas tem o solo mais profundo que as extensivas. Não são limitadas em termos de variedades de plantas e com frequência apresentam os mesmos tipos de tratamento paisagístico que os jardins da casa. Essas coberturas podem oferecer espaços verdes acessíveis ao usuário com  se fossem parques, e costuma incluir plantas maiores e árvores. Esse peso adicional exige uma estrutura considerável e resulta em uma cobertura mais cara para se construir. Este tipo de cobertura é somente viável em edificações de coberturas planas.





APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA



A superfície do nosso planeta é composta por 70% de água. Essa água tem um ciclo natural, que começa com sua evaporação, formando as nuvens que depois vão retornar para a terra através das chuvas. Porém, de toda água existente no planeta, 97,5% estão nos oceanos e dos 2,5% restantes, 1,5% estão nos pólos (geleiras e icebergs), ficando apenas 1% disponível para o consumo humano, sendo que a maior parte esta em leitos subterrâneos, atmosfera, plantas e animais. Atualmente usamos para nosso consumo as águas de nascentes, lagos, rios e extrações de leitos subterrâneos, os aquíferos.

Com a poluição cada vez maior do ar, da terra, das nascentes, dos lagos, dos rios e dos oceanos, essas águas estão ficando contaminadas, exigindo uma enorme preocupação para sua preservação, pois sem água natural a vida como conhecemos não tem como existir.

De nossa parte, os consumidores, o melhor que podemos fazer é economizar ao máximo, evitando que mais e mais águas sejam retiradas da natureza para nosso consumo. Veja a seguir algumas dicas para diminuir esse consumo:

  •  Fechar a torneira enquanto escovar os dentes, fazer a barba, ensaboar a louça, etc.;
  • Não usar mangueira para lavar pisos, calçadas, automóveis, etc.;
  • Trocar as válvulas hidro- assistidas de descargas por caixar acopladas ao vaso sanitário com limitador de volume por descarga; 
  • Diminuir o tempo no banho, e ajustar o fluxo da água;
  • Procurar usar a máquina de lavar roupas apenas quando tiver uma quantidade de roupas sujas suficiente para usar o volume máximo da máquina;




OS PRINCIAIS OBJETIVOS DO APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA SÃO: 

  • Incentivar a população a fazer o aproveitamento correto da água de chuva;
  • Fazer com que toda casa urbana tenha pelo menos um sistema simples de aproveitamento da água da chuva;
  • Minimizar o escoamento do alto volume de água nas redes pluviais durante as chuvas fortes;
  • Usar a água para irrigações nos jardins e lavagens de pisos externos. (assim, essa água vai infiltrar na terra e ir para o lençol freático, preservando o seu ciclo natural).

PISOS PERMEÁVEIS TAMBÉM AJUDAM NO APROVEITAMENTO DA ÁGUA DAS CHUVAS

Os pavimentos permeáveis podem ser utilizados em estacionamentos, passeios, áreas públicas, e que reduziriam a vazão do escoamento, melhorando assim a qualidade e aumentando a quantidade de água que infiltra no solo. Sendo assim, a utilização dos pavimentos permeáveis em áreas urbanas objetiva reduzir a vazão drenada superficialmente, e com isso, melhorar a qualidade da água e aumentar a recarga de água subterrânea e diminuir as enchentes.

O pavimento dito permeável é constituído de um revestimento poroso superficial podendo este apresentar espessura entre 5 a 10 cm, e mais duas camadas, sendo uma constituída de agregado fino ou médio e outra de agregado graúdo.




                (exemplos de pisos permeáveis)


 Vantagens do concreto permeável

  • Proteção do sistema de drenagem;
  • Pode ser usado como via para pedestres, estacionamento, ciclovia, piso de quadras poliesportivas;
  • Ajuda a diminuir enxurradas e enchentes;
  • Possibilita a reutilização da água da chuva;
  • Realimenta o aquífero subterrâneo;
  • Atua como filtro, impedindo que impurezas e metais pesados atinjam o lençol freático;
  • Permite melhor aproveitamento de terrenos;
  • Pode ser usado como zona de transição em barragens, junto aos maciços rochosos.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário