domingo, 16 de junho de 2013

COMO PODEMOS CONTRIBUIR COM O MEIO AMBIENTE A PARTIR DE NOSSA PRÓPRIA CASA?

Primeiro é preciso entender que Meio Ambiente é muito mais do que um conjunto de árvores, ou animais.  Temos que pensar no ambiente em sua totalidade, com todas as interações entre os seres vivos e destes com os fatores abióticos, ou seja, os fatores físicos (temperatura, umidade, relevo, etc). Todas essas interações não se limitam a um determinado local, elas ocorrem o tempo todo em todo lugar, portanto, sua casa, seu escritório, o parque, tudo é Meio Ambiente.


Existem várias maneiras de contribuir com o meio ambiente, principalmente em nossa casa.



  •  Economize água: Existem várias maneiras de não gastar mais água que o necessário. Ao escovar os dentes, fechar a torneira enquanto estives escovando; ao tomar banho ser o mais rápido que der ou fechar a torneira enquanto estiver passando shampoo ou condicionador; Para lavar a calçada ou o chão de casa, seria bom utilizar água da chuva, pois assim reduziria o custo para os moradores e poderia ajudar também na redução de enchentes.
  • Recicle lixo: Lixo reciclável é muito mais útil para nós e para a natureza. Utilizar mais de dois lixos em casa, para poder separar o que vai ser aterrado e o que vai ser reciclado, ou seja, pode ter utilidade novamente.
  • Use transporte público ou prefira veículos mais eficientes: Optar por transporte público, poderia diminuir o número de gás carbônico entre outros poluentes que afetam o nosso oxigênio, que sem ele não vivemos. 
  • Cultive o verde, plante plantas em casa: As  plantas trazem cor, animam e refrescam ambientes neutros. Elas podem preencher um canto vazio ou ajudar a dividir espaços. Plantas ornamentais são também despoluidoras. Estudos realizados em diversos países demonstraram que a qualidade do ar melhora com plantas por perto.
  • Economize energia: Aproveite o calor do sol da tarde para manter sua casa com um terpratura agradável. Certifique-se que sua casa tenha um bom isolamento térmico, para que no inverno a temperatura não caia tanto e que no verão ela ão esteja tão elevada. Sempre que o tempo permitir, utilize o varal. Ele te ajudará além de economizar energia, ajudará a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa. Pinte os ambientes de cor clara, especialmente os tetos, que refletem e espalham a luz por todo o ambiente. etc.
  • Uso consciente de madeiras: A madeira é um material muito usado na construção civil e também para a fabricação de diversos utensílios. Ela exerce um papel econômico importante para o Brasil, porém sua utilização precisa ocorrer de maneira sustentável para evitar desmatamentos e, consequentemente, outros problemas ambientais. 
  • Sistema de captação da água da chuva: Como essa água será só para fins não potáveis, é aconselhável usar apenas o cloro usado em piscinas para evitar qualquer tipo de proliferação de bactérias, germes, vírus, etc. A água da chuva pode ser utilizada para lavar calçadas, para ser utilizada em bacias sanitárias, regar plantas, jardins, etc;
  • Estação doméstica de tratamento de esgoto: Consiste em reaproveitar a água do banho para em algumas tarefas do dia a dia (descarga, limpeza da casa e do pátio, plantas, etc);
  • Etc..




Podemos gerar também nossa energia limpa e renovável:


 AQUECIMENTO SOLAR:
             
   O sistema de aquecimento solar é uma das tecnologias mais promissoras para os desafios energéticos do novo milênio. Tendo o sol como fonte geradora de  energia este sistema proporciona ganhos ao meio ambiente, uma vez que o sol é uma fonte de energia renovável, limpa e gratuita. Para cada metro quadrado de coletor solar instalado, além de ser útil para o aquecimento da água e gerar energia, poderia- se evitar a inundação de terras férteis na construção de novas usinas hidrelétricas.

Ela pode ser realizada com painéis fotovoltaicos ou, com um método mais recente que é a telha cerâmica normal com células fotovoltaicas embutidas, Com esses materiais, o consumo é de 30% menos energia elétrica e um custo bem menor no final de cada mês. 



                            (imagem ilustrativa- esquema de aquecimento solar com painéis solares)


ENERGIA EÓLICA:

            Fora do Brasil ele é muito usado, nos Estados Unidos e Reino Unido a energia eólica residencial já é um realidade, mas por aqui ele é visto principalmente em regiões afastadas ou nas quais a distribuição de energia é ineficiente. Em áreas rurais a energia eólica gerada por esses equipamentos já é usada para o bombeamento de água há muitos anos.
Com materiais simples você pode fazer um gerador eólico residencial de pequeno porte com canos de PVC para a construção das hélices, um dínamo de bicicleta, cabos elétricos, porcas, parafusos, arruelas e uma estrutura para servir de torre você pode construir um gerador eólico. Obviamente esse gerador não é capaz de suprir todas as necessidades de energia elétrica em uma residência, mas pode ajudar a reduzir a conta de luz e suprir em caso de falta de energia.
            É preciso advertir que a energia eólica nem sempre é eficiente, já que o gerador necessita da força dos ventos para gerar energia. O ideal é que o gerador eólico residencial seja instalado em uma área plana e aberta e na qual não exista a interferência de árvores e de grandes construções. Também é necessário se certificar de que o local escolhido dispõe de ventos fortes o bastante para manter o gerador eólico residencial em funcionamento para que se estabeleça a direção predominante do vento.

                                (imagem ilustrativa- gerador eólico caseiro)



                                 (imagem ilustrativa- esquema de energia eólica)



QUAIS SÃO OS BENEFÍCIO DESTES METODOS?

Energia Solar:
  • Tanto na sua forma mais simples, obtenção de água quente, como em outras aplicações, a significativa poupança energética e económica e ainda a grande disponibilidade de tecnologia no mercado, são fatores que transformaram a energia solar térmica uma das mais comuns, vantajosas e atrativas formas de energia renovável.
  • Facilidade de manutenção;
  • A possibilidade de armazenar a eletricidade gerada em baterias;
  • Poluição reduzida, principalmente na fase de operação;
  • Não produz cheiros ou ruídos.


Energia Eólica:

  • Essa energia pode ser aproveitada até ao máximo do seu potencial porque é uma energia limpa, não causa poluição atmosférica e não produz ou utiliza qualquer material radioativo.














Nenhum comentário:

Postar um comentário